Feijão Macassar, é muita paixão!!!!

sabama 07 de maioNão é de hoje, que vocês veem nos brincando com diferentes formas de comer o feijão macassar ou fradinho. Diretamente ligado as tradições da cultura afro, além de ser algo bastante abundante no nordeste, esta leguminosa nos chega pelas mãos das variadas populações africanas que foram escravizadas. O acarajé, como já dizíamos por aqui, vem lá da região dos faraós e várias partes do mundo faz jus do principio desta receita mantendo a forma de preparo e a ideia de temperá-lo, mas com leguminosas diferentes.

panquecas6295847912_2b9427ffe4_bA ingestão e cultivo deste tipo de feijão, é presente na realidade de muitas populações rurais do nordeste devido ao seu elevado valor nutritivo, nível proteico e energético e à sua fácil adaptação a solos de baixa fertilidade e com períodos de seca prolongada.

Depois do nascimento de nossa filha, a Torta de Acarajé, que nada mais é que a massa da iguaria assada no forno com algum recheio, percebemos que a textura dela também é ideal pra fazer crepes, panquecas e omeletes. Em Tamil Nadu, na Índia, é comum fazer um doce, chamado kozhukattai, preparado com o grão cozido, amassado e misturado com açúcar mascavo e gordura. No Sri Lanka, há preparos de muitas maneiras diferentes, uma das quais é com leite de coco, mostrando a versatilidade da leguminosa e nos inspirando para experimentá-la de diferentes formas e sabores. Esperamos que contagie você também.

Colheita de feijão macassar, por mulheres camponesas em Ghana
Colheita de feijão macassar, por mulheres camponesas em Ghana
Kozhukattai, preparado na índia
Kozhukattai, preparado na índia, com frutas secas e coco

Mas para além disto tudo nosso prazer e propagar conhecimentos para que eles gerem autonomia e portanto nada mais justo que expor a vocês o preparo das panquecas, o acesso ao feijão é algo extremamente popular e as receitas fáceis de fazer.

1 xícara de feijão macassar
1/3 de xícara de óleo
Cebola, alho e amendoim a gosto (lembrando que quando vai ao fogo ou forno se reduz o sabor do alho e da cebola)
Água

Deixe o feijão de molho por 8 a 12 horas, troque a água quantas vezes achar necessário e ponha os grãos no liquidificador, adicione a cebola, o alho e o amendoim. O segrego é a quantidade de água, quanto mais grossa melhor para assar, mais liquefeita para fazer nossas panquecas. Depois de colocar todos os ingredientes no liquidificador vamos por água de forma que cubra-os deixando 1 dedo de diferença entre a superfície e os sólidos. Lembrando que é bom sempre ter cuidado ao inserir o líquido (neste caso a água) até você chegar no ponto que lhe satisfaça é bom sempre ir pondo aos poucos, é mais fácil acertar quando se erra pra menos.  17795729138_89f64583e9_kQuando estiver aproximadamente nesta consistência está pronto para ir a chapa, unte uma frigideira com um fio de óleo, e deixe no fogo baixo por uns 8 minutos antes de por a massa, caso a sua fique um pouco branca demais, não se importe, nesta imagem a massa está com alguns temperos a mais, não pra dizer necessariamente qual, mas experimente usar, cominho, açafrão, curry, paprica, pimenta do reino ou o que lhe der na telha.

Então no dia 7/05, você poderá experimentar nossas tortillas de salpicão de cenoura com queijo de girassol em formato de panquecas regada no molho de hibiscos e acompanhada com um incrível e suculento risoto de cenoura ao leite de coco com crocantes e sequinhos chips de banana verde.
risoto_cenouraChips-de-bananaTudo isto e muito mais, no nosso SABAMATA – Almoços Veganos com sabores da Mata Atlântica.

SABATAMA – Panquecas Macassar
Dhuzati – Casa lilás da estrada dos macacos, rua da biblioteca da UFRPE
A partir de 12hrs.