Em Agosto a Dhuzati, Selva Ervanária e Babugem promovem o Córrego da Fortuna Antiespecista, ação de propagação de direitos animais e educação ambiental na periferia de Recife.

Organizado por iniciativas antiespecistas imersas na periferia da capital pernambucana, o projeto Córrego da Fortuna Antiespecista reúne ativistas, cozinhas, acadêmicos, artesãs e artistas para celebração e formação sobre respeito e ética política na relação com os animais não humanos.

Entendendo o especismo como opressão estrutural, cabe a nós, que estamos numa região de mata atlântica e inserida na APA Aldeia – Beberibe, estimular o debate sobre a relação humano-animal e desnaturalizar relações de abuso e exploração dos animais não humanos que estão presentes no cotidiano das comunidades periféricas. Em nossa região, além dos animais domesticados, estamos coexistindo com dezenas de espécies de bichos silvestres que, muitas vezes, tem seus indivíduos vitimados por meio de práticas violentas brutais, geralmente camufladas em momentos de diversão e expressas como afirmação de masculinidade.

Construído em dois momentos, o projeto realiza dia 20/08 a partir das 9h, a COBRA CULTURALCelebração Organizada no Bairro em Respeito aos Animais, com exibições de filmes, palestras, feira de artesanato, colagem de lambes, degustação de lanches, distribuição de brindes e atração musical. O intuito da COBRA CULTURAL é fazer homenagem a esta espécie animal tão diversa e extremamente presente em nossas matas, que possuí habilidades e capacidades impressionantes, sendo cada indivíduo da espécie um ser que deve ter sua existência valorizada. Queremos ainda difundir a noção de que nós, comunitários, temos o compromisso de garantir sua plena liberdade como uma forma de combater atitudes supremacistas e perversas com os animais não humanos, além de impedir que a nossa interferência nos ciclos selvagens gere ainda mais desequilíbrio ambiental.

Para estimular o debate antiespecista no evento contaremos com a participação de Mayara Débora da Explosão Vegana na condução das atividades; Lucas Monteiro, pesquisador e professor de biologia num papo sobre senciência e comportamento animal; a professora Ana Paula Tenório do Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE trazendo aspectos da exploração aviária e o bonde do Slam das Minas PE, trazendo poesia e rap no encerramento do evento que será totalmente gratuito.

As artesãs do Córrego da Fortuna também estarão presentes na Expocultural com artesanatos sem matéria-prima de origem animal e sem propagação de mensagens que naturalizem ou enalteçam a exploração animal. O evento ainda contará com a colagem de lambes nos muros da comunidade numa ação direta que deixará mensagens antiespecistas após o evento.

Na parte mais saborosa teremos o prazer de reunir as melhores cozinhas vegetais da nossa região para que o público possa degustar coxinhas, acarajés e outros tantos salgados e doces como forma de quebrar estigmas em torno da comida feita inteiramente de plantas e trazer a experiência de descolonização do paladar. Os quitutes serão por conta da Cozinha Libertarian, Agda Monteiro, Cozinha Voraz, Cozinha ETC, Sr. Vegano, Sem Fastio, Juju Vegan, Explosão Vegana, Agda Monteiro e Vegambuco.

Com início as 10h, a COBRA CULTURAL acontece com as exibições de filmes no Futuro Futebol Clube (ao lado da Escola Municipal Gilberto Freyre) e as demais atividades na Academia do Córrego da Fortuna. Em breve a programação completa.

Já no dia 27/08 ocorrerá a SAGUI FORMAÇÃO – Serviço Animalista Guiado, uma oportunidade para os comunitários e os ativistas em prol da justiça social participarem de oficinas e mini-cursos gratuitos que acontecerão na Escola Municipal Mundo Esperança, localizada no Sítio dos Pintos.

As formações visam ilustrar possibilidades de construção de autonomia para garantia de necessidades básicas, como alimentação e higiene, sem colaboração com a exploração animal, além de objetivar a propagação de uma perspectiva antiespecista sem cumplicidade com outras violências estruturais e crítica das posições que consideramos equivocadas, colonizadoras e politicamente medíocres no próprio movimento por direitos animais.

Para tal a SAGUI FORMAÇÃO, se inspira na sabedoria desta espécie de símios, que usa com muita habilidade a comunicação e a cooperação entre si. A capacidade de aprendizado destes seres típicos da Mata Atlântica brasileira, é extremamente social, jogos e práticas de asseio comuns em seus bandos revelam interpretação lógica e de autoconhecimento corporal a partir do convívio coletivo. E é nesta força de compartilhamento de informação que contaremos com as cozinhas locais de Dois Irmãos: Babugem e Gastroveg na condução das oficinas de culinária vegetal com base nas Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Pajeú da Babugem traz a identificação, os valores nutricionais e modos de uso que estão no dia a dia da cozinha e a chef Roberta da Gastroveg ensina a preparar croquete de taioba e moqueca de mangará coletados da mata que vivemos.

Pela tarde temos a oficina de Cosmética Artesanal da Selva Ervanária, com preparação de ervodesodorante e perfurme ervoenergético, além de dois mini-cursos: o primeiro com Maria Eduarda Kukusy abordando Conservação de espécies e Antiespecismo e encerrando a programação: Racismo e Antiespecismo com a Dhuzati, que propõe a construção de um pensamento antiespecista racializado com base em cosmologias ancestrais, uma vez que coletiva passou a entender o veganismo como uma política beneficiada por instrumentos racistas. As inscrições para as oficinas podem ser realizadas pelo formulário disponível neste link

O Córrego da Fortuna Antiespecista é um projeto realizado pela Dhuzati Antiespecista, Selva Ervanária e Babugem, empreendimentos que prezam pelos direitos animais situados em Dois Irmãos, Recife – PE e aprovado pelo FUNAPA – Fundo de Apoio às Periferias Antiespecistas promovido pela Mercy For Animals e Cabaça Produções. O projeto também é apoiado pela AMOFORTS – Associação de Moradores do Córrego da Fortuna e parte do Sítio Sapucaia, Futuro Futebol Clube, Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE e Prefeitura do Recife.