Masala Dosa, Panquecas e Descolonização Alimentar

15195849_1308761979175352_926263781109325995_o

tumblr_mcv04jw49k1r1bd4do1_400
Serabi, panquecas da Indonésia

Panquecas (pancake, na língua do colonizador) são uma espécie de pão-bolo que mais vale pelo formato que pela receita. Seus ingredientes variam em cada região e territórios, tendo como base o trigo. Geralmente feita com trigo, óleo vegetal e água, – na versão vegetariana estrita ocidental e chinesa – também pode ser feita com outras espécies de farinha como o teff, originário da Etiópia (passando a chamar Injera) ou com farinha de grãos e leguminosas hidratadas, como na Índia (sendo chamada de Dosa ou Appam).

O que classifica uma panqueca é seu formato fino e redondo, geralmente cozido em assadeira ou frigideira untada a óleo. Por ser de fácil preparo, suspeita-se que esta seja a receita com base cereal mais antiga e difundida desde a pré-história. Com diversos nomes e ingredientes distintos, por perversidade hegemônica alimentar entrou na globalização com um nome homogêneo, que a distancia de uma ancestralidade rica e diversa, aproximando-a da atualidade industrial e venenosa, através das misturas pré-prontas nas quais são acrescentados químicos e sintéticos transgênicos.

Panquecas Macassar, recheadas com salpicão de cenoura e queijo de girassol
Panquecas Macassar, recheadas com salpicão de cenoura e queijo de girassol

Porém, nosso compromisso é com o resgate histórico de receitas que sobreviveram de maneira resiliente e resistente à colonização. E diante deste desafio cotidiano, uma coisa é certa: esta receita prática nos inspira experimentações.

Masala Dosa Tradicional
Masala Dosa Tradicional

Nossa versão pirateada das panquecas são, podemos dizer, pães-torta inspiradas muito mais no Masala Dosa indiano que nas próprias panquecas americanizadas. A partir da receita da Torta de Acarajé fomos experimentando possibilidades dessa massa rica em carboidratos e proteína vegetal que se mostra cada vez mais diversa em suas texturas e formas. A massa do acarajé, nas mãos das bruxas negras da Dhuzati, além de torta, já viraram burguers, falaféls, pizzas até chegarmos nas panquecas que serão oferecidas neste SABAMATA e qual já disponibilizamos a receita.

Utilizando óleo vegetal, água e feijão macassar como base, vamos mostrar que a criatividade é nossa maior ferramenta contra uma alimentação industrial. O Feijão Macassar por si já é nossa bomba alimentar descolonial, na qual em uma quantidade de 100g, são encontradas cerca de 60g de carboidratos e 20g de proteínas. Muito próxima à receita do Masala Dosa, a fermentação – que pode estar presente ou não na receita da panqueca – é produzida naturalmente pelo Macassar quando hidratado. Além, de ser livre do glúten.

Veganismo popular e descolonial em receitas ancestrais, você encontra aqui na Dhuzati.

SERVIÇO:
SABAMATA – Panquecas Macassar
Sábado, 03 de Dezembro, a partir das 12h
Rua da Biblioteca da UFRPE, Casa Lilás
Dois Irmãos

Referências:
http://www.mundoboaforma.com.br/7-tipos-de-feijao-beneficios-calorias-e-informacoes-nutricionais
http://www.alimentacaovegetariana.com/2014/05/um-receita-exotica-vegetariana-e.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Pancake#Horn_of_Africa