O s de Sabamata é o mesmo s de SuDaKa

534947_601838703164489_1829305889_nSudaka é um termo usado na Europa criado para estigmatizar pessoas oriundas da América do Sul, com o tempo ele foi sabiamente ressignificado e pirateado se tornando um termo que reflete o empoderamento da comunidade sulamericana em terras xenófobas e colonizadoras. Piratarias a parte, neste sábado pensamos um cardápio com ingredientes nativos ou muito comuns em nossa região, o engraçado é que a partir disso descobrimos muitas curiosidades e nos pilhamos cada vez mais em pensar propostas alimentares vegetarianas (quando lerem vegetarianas aqui no blog, estamos falando de estrito, afinal leite, ovo e mel não são vegetais) populares, com ingredientes de fácil reciclagem em Recife e exatamente por isto de preço muito baixo.

Apesar de Rosti ser uma receita europeia – vale acrescentar que antes da colonização na Europa não existia batatas (e batata doce nem pensar) – ainda assim é bom termos na mente que esta receita tem orgiem popular e fazia parte do desjejum de agricultores da Suíça sendo nada mais que batatas raladas, temperadas, incrementadas e fritas em gordura. Na Espanha também faz um prato parecido que eles chamam de tortillas, a versão vegetariana da iguaria é feita com grão de bico. Tivemos a ideia de pegar a batata doce, tirar um pouco de seu amido, temperá-la, adicionar alguns ingredientes e assá-la no forno com recheio de creme de amendoim. A raiz, nativa dos andes, é super cultivada no brasil, é ótima para a saúde, reduz o índice glicêmico e tem muita vitamina A.

20140226-171840Já o ensopado latino é exatamente o recheio da torta de grão de bico que geral já conhece e adora, desta vez protagonizando nosso querido feijão macassar na base de jerimum com tomate. O cuscuz primavera vem acompanhando estas maravilhas porque o milho recheado com legumes não podia ficar de fora desta festa sudaka. E nossa velha salada panc com ora-pro-nobis, trapoeraba roxa, malvivisco e damiana pra enfatizar a coleta não convencional destruidora na colonização alimentar.

Então já sabem, neste sábado, 13/08 tem veganismo de perspectiva popular com pegada autônoma, protagonizado por pessoas trans inspiradas por ações descoloniais e anticivilizatórias, e isto você só encontra aqui na Dhuzati. Animais não humanos e crianças são muito bem vindas em nosso espaço. Até lá

SERVIÇO:
SABAMATA – Batata Doce Rosti
Dhuzati – Casa lilás da estrada dos macacos, rua da biblioteca da UFRPE
A partir de 12hrs.