Vozes em Luto Nordeste e 269Life Nordeste convocam manifestação contra exploração animal no Plaza Shopping Casa Forte, em Recife

Dia 28/07 o movimento Vozes em Luto Nordeste e 269Life Nordeste convocam uma manifestação em repúdio a exploração animal realizada anualmente pelo Shopping Plaza Casa Forte no projeto intitulado “Fazendinha do Plaza”, que submete os animais não humanos à prisão em jaulas para serem expostos como objetos em um ambiente com condições de luz e movimentação inadequedadas, que geram stress e configura prática de maus tratos contra os bichos.

A Dhuzati é completamente contrária à Fazendinha do Plaza, pois entende que a artificialidade desse tipo de atividade não ensina respeito aos animais, mas sim, deseduca crianças, naturalizando a escravidão animal e as condições de objetificação e exploração que os bichos estão submetidos apenas por não serem humanos.

O evento trata os animais não humanos como peça de entretenimento ficando à mercê das constantes intervenções de pessoas sobre eles, além de serem manuseados como objetos de pelúcia ou brinquedos. Como estão presos num Edifício Garagem, o caos do ambiente é intensificado com o barulho de carros e a poluição, o que acarreta ainda mais o descaso e objetificação desses animais. Manter bichos em exposição com interação inadequada com humanos, como acontece em zoológicos, circos e atrações turísticas, gera um enorme sofrimento, esgotamento físico e mental para qualquer animal, capaz inclusive de ocasionar graves problemas psicológicos como crises de depressão profunda e agressividade geradas pela solidão e o confinamento.

No Brasil apesar dos maus-tratos serem considerados crimes previstos no código penal, a lógica da lei ainda é antropocêntrica e impõe o entendimento que os bichos são coisas para uso do ser humano e nao seres sencientes com interesses próprios. Deste modo a Dhuzati se junta ao Vozes em Luto e ao 269Life para mobilizar a rede de protação animal e ativismo vegano de Recife e região a protestar contra esta ação que também já foi alvo de questionamento do Grupo Liberte, em 2015.

“Seres humanos, conscientizem-se que os animais não são objetos de entretenimento.”

28/07
A partir das 15h
Concentração em frente ao Plaza Shopping.