Córregos Descolonizantes, agitação cultural anticolonial na Mata de Dois Irmãos

sam_0250Na Mata de Dois Irmãos, respiramos as dores dos nossos ancestrais. O urbanismo desenfreado, desalojo, devestação, agrotóxicos e o assassinato dos animais silvestres são todos filhos pródigos da colonização! O pulsar dessa Mata, nossas heranças culturais negras, indígenas, ciganas e bruxas estão em cada ebó deixado nas suas entranhas, em cada erva que alcama nossas dores, curando nosso espirito e principalmente em cada mensagem que os ventos nos trazem. Preguiças, macacos, cobras, tejus e jacarés nos inspiram em eterna resistência sobrevivendo aos projetos desenvolvimentistas sempre buscando novas selvas, se recusando a viver sob o império dos asfaltos rurais.

Neste mês que celebra o marco da destruição de Pindorama e das culturas incivilizadas que viviam em terras além mar, a Dhuzati Coletiva Antiespecista Artesanal, o Espaço OVNI e a LAIA, se insurgem para trazer experiências de agitação cultural em combate ao projeto de europeização e modernização do mundo! Música, Poesia, Alimentação e Vídeos como tecnologias sensoriais em busca de outras culturais possíveis hoje, aqui e agora!

corregosfarra28/10 Farra da Descolonização no Espaço OVNI
O espaço da abdução em Dois Irmãos recebe calorosamente as culturas indígenas e negras com proposito de sensibilizar vivências cotidianas urbanas. A Mata do bairro se apresenta como local ideal para reviver as farras dos quilombos e das selvas, expressando através de vídeos, projeções e performances, memórias e lendas presentes no imaginário das vítimas do colonialismo.

cds29/10 – Sarau da Descolonização na Dhuzati
Declamação em tom de revolta, combatividade vocal e monstras incivilizadas vomitando poesias contrárias a normalidade eurocêntrica, alimentadas com burguers piratas, inspirados em receitas ancestrais como acarajé e falafel no pão de gergelim artesanal acompanhado de salada coletada nos matagais de Dois Irmãos para sabotar propositalmente o fastfood. Ingredientes orgânicos, reciclados e coletados ao som de negritudes sexodissidentes contaminando o ambiente com boas doses de melodias rebeldes e musicalidades lésbicas.