Molho de ameixa é o toque da Dhuzati pra Pizzada Vegana

10897848_10205880517356238_2116564598276960784_nFresca ou desidratada, apesar dos sabores serem bem diferentes não importa a condição do fruto para se preparar um bom molho de ameixa. Esta possibilidade foi vivenciada por uma das integrantes de nossa coletiva a partir de uma janta preparada pela Cuka, na sua época de cozinheira da Até o Talo em Porto Alegre. Na ocasião Cuka preparou um molho de ameixas frescas para regar as maravilhosas almôndegas de feijão preto, prato principal de uma janta que também acompanhava o arroz com ervilha temperado com limão e a salada tipo asiática: cenoura e acelga refogadas no shoyo com gergelim. Tudo ficou super harmonizado com o molho, que por sinal tem uma acidez bem similar ao molho de tomate.

Nesta receita a Cuka usou suas bruxarias para temperar o molho como melhor lhe convinha na época, mas garantimos que as possibilidades são infinitas. Como estamos no nordeste do Brasil, ameixas frescas é um artigo tanto quanto de luxo, apesar de ser facilmente encontrado, inclusive nas feiras mais tradicionais como as de São José e Casa Amarela, sendo assim, experimentamos fazer o molho a partir da ameixa seca, que por ser um pouco mais adocicada garante um sabor incrível e combina perfeitamente com qualquer prato salgado.

ameixaameixa-seca-620x412O primeiro teste aconteceu em 2014 numa banca que colocamos no Domingo no Campuns da UFPE, disponibilizamos o molho para acompanhar as esfihas, tortillas e a torta e o tubo saiu praticamente vazio. Depois de uma pesquisa, vimos que este molho é muito comum na culinária mexicana e asiática, então consideramos o sabor meio adocicado da ameixa seca decidimos temperá-lo da seguinte forma: refogar, pimentão, gengibre, cebola e cebolinho no azeite de oliva e depois bater tudo isto no liquidificador com junto com o molho.

Depois de vários almoços, ensaios para acompanhamento de salgados, testes de caldas e doces para cobertura de bolos, chegamos no resultado que iremos compartilhar com vocês agora: (lembre-se nossas receitas são todas no olhomêtro, então estas medidas não são precisas, podem ser para mais ou para menos, use seus sentidos e seu bom senso)

Molho:
uma xícara de ameixa / quatro xícaras de água
corte as ameixas, tire o caroço (se necessário) e coloque para ferver até virar um molho mais ou menos consistente.

Tempero:
cebolinho / gengibre / pimentão / alho / sal / limão
refogue bem o pimentão e o alho e depois adicione o gengibre e o cebolinho
adicione o molho neste refolgado junto com meio ou um limão e o sal.

O resultado é um molho super saboroso que combina com qualquer coisa, ainda tá achando meio estranho? Bem, na pizzada você poderá descobrir e saborear esta novidade, sem esquecer que o tradicional molho de tomate, não deixará de dar o ar de sua graça!

ps.: canela, vinagre, vinho, pimentas, cachaça e coentro tbm são bons temperos para agregar no molho de ameixa, experimente 😉