Incríveis molhos para massa

Apesar dos vegetais nos fornecerem uma infinita possibilidade de elaborar molhos de diferentes texturas, os molhos mais comuns e conhecidos da cultura alimentar ocidental se baseia em adicionar ingredientes de origem animal, para obter sabor, odor e consistência. Quem é vegano sabe muito bem que é possível substituir alguns ingredientes e preparar molhos com um sabor bem similar aos tradicionais. Mas o que ainda não é muito bem difundido é o conhecimento de que vegetais usar para dar aquela textura mais encorpada ou mesmo um sabor inconfundível.

Também é importante lembrar, que uma alimentação que presa pela liberdade enquanto principio, deve questionar o uso de produtos industrializados com adição de conservantes, químicos e realçadores de sabor. Afinal a proposta de libertação animal não vale apenas para  não humanes, mas sim para todes inclusive aqueles confinades em fábricas e expostos a extenuantes rotinas de trabalho e condições laborais bastante insalubres.

Este post é uma tradução alterada e com algumas seleções de receitas de uma matéria sobre pastas e cremes veganos da BuzzFeed Food,impressionantemente um alguns dos ingredientes mais usados são típicos daqui do Brasil =)

Oleaginosas, Abacate e Couve-Flor

Já é bem sabido que pastas com sementes oleaginosas são comumente substitutivas para alimentos cremosos tradicionais com base animal, como manteiga, creme de leite, maionese e queijo. Mas além dessas saborosas sementes, é possível usar grãos como ervilha, feijão e grão de bico, frutas e outros vegetais. O resultado é bem legal

molhocouve“A couve-flor é bem nutritiva. Sendo bem honesta é pouco convincente acreditar na combinação molho-massa-couve-flor, mas depois de experimentar e manusear uma versão na minha cozinha, fiquei louca. E por louca, quero dizer, de pé sobre a panela do macarrão e conchinha na minha boca incontrolavelmente. É absolutamente irresistível assim como você esperaria para uma boa massa cremosa”

Adicione as flores de uma couve-flor média/grande em uma cuscuzeira ou em uma panela com cozimento a vapor, assim você evita que as propriedades da planta se perca na água, espere cozinhar e reserve. Em uma frigideira você refoga ou três dentinhos de alho, ou uma cebola cebola, ou quatro folhas alfavaca, ou um punhadão de salsa, coentro, ou cebolinho, ou todos eles no azeite de oliva ou no óleo de girassol. É importante frisar que o único óleo de cozinha bom, disponível no mercado é o de girassol, todos os outros são transgênicos e ah, as vezes é legal usar uma coisa só pra enfatizar o sabor dela na hora de degustar.

massamolhocouveDaí você leva as florzinhas, o refogado, uma xícara de leite vegetal (coco, aveia, arroz, amêndoas, nozes, amendoim, etc), suco de meio limão, sal e pimenta do reino se preferir, tudo no liquidificador, deixe bater bem, por uns dois ou três minutos. Ah, fique a vontade caso queira incluir algum temperinho que você goste muito, por exemplo uma colherinha de vinagre de maçã vai deixar este molho com um aroma bem gostoso.

Você pode jogar o molho assim mesmo direto ao macarrão ou leva-lo ao fogo pra até levantar fervura e então é só jogar a massa, colocar um pouco de gergelim, linhaça ou salsinha fresca picada por cima e abrir a bocona.

servirmolhocouve

Abacate

O abacate já é bastante gorduroso, então neste molho não precisamos por nada de gordura, a do abacate já basta. Pegue um abacate grande despoupe-o todo e bata no liquidificador com meio limão, sal e pimenta do reino a gosto. Você pode usar de temperos, alfavaca, manjericão, salsa, coentro, cebolinha, cebola e alho e de liquído, leites vegetais, chá de erva doce ou água. Caso você prefira usar o processador, não precisa por água, ok?

abacate abacate2 abacate3Caju, nozes, amêndoas, castanha do para, amendoim e outras

“Este molho fica com bastante sabor graças ao cominho, pimenta em pó e pimentões verdes. Neste receita foi usada castanha de caju hidratadas em água por quatro horas, você pode fazer com elas também in natura, mas a hidratação além de deixa-las bem molinhas, elas ficarão mais leve e mais saborosas em forma de pasta. O resultado é um delírio.”

caju3Leve a frigideira meia cebola, de dois a  três a quatro dentes de alho picados, azeite de oliva, sal e pimenta e refogue levemente, não deixando a cebola ficar transparente. Depois bater no liquidificador por cerca três minutos, o refogado, uma xícara grande de castanha de caju hidratadas de 4 a 6 horas, meia colher de chá de cominho, suco de meio limão e metade de um pimentão. Caso fique muito grosso adicione um pouco de água enquanto estiver liquidificando. Feito isso, adicione o molho no macarrão pronto e misture bem. Pode ser adicionado gergelim e linhaça em cima, e polvilhado com coentro, salsinha ou alfavaca bem picadinha. fica nem bonitinho e uma delicia

caju4

caju caju2Delicie-se