Pedimos adoção urgente para os cães da Rua Velha

A pandemia de covid19, nos trouxe a informação de que alguns animais silvetres, voltaram a ocupar alguns espaços diante do isolamento social, quase sempre de forma romantizada porém o lado mais cruel e não revelado desta pandemia para os animais domesticados é o aumento de casos de abandono seguido de suas mortes, diante da total invisibilidade e importância de suas vidas.

Após mais de 60 dias, desde que começamos denunciar a situação insalubre e deplorável de vários cães abandonados, ainda há cerca de 8 bichos vivendo no imóvel em ruínas da Rua Velha, precisando de ajuda e adoção urgente. O protetor Lucas junto com o Movimento Liberdade Animal vêm alimentando eles diariamente neste tempo, o que resultou diretamente no ganho de peso e capacidade de resistência dos bichos. Embora cerca de 15 animais tenham sido resgatados pela vereadora Goretti Queiroz, ainda existe uma quantidade significativa necessitando de acolhimento. Recentemente, agravando o contexto, os ativistas notaram que os bichos estão mais raivosos, que alguns tinham desaparecido do local, além de terem achado ossadas.

Suspeitamos que, além dos maus tratos que os animais estão submetidos por estarem abandonados num imóvel extremamente insalubre, existe alguma ação violenta que está deixando eles estressados, nos fazendo deduzir que este comportamento pode ter relação direta com o desaparecimento de alguns. Sabemos que o imóvel é tombado e que a presença dos cachorros impede a execução das obras que estão previstas no projeto de revitalização da área, contudo é importante frisar que a vida dos cães é inegavelmente mais importante que qualquer estrutura arquitetônica e que a reforma do imóvel só deve acontecer com os cachorros resgatados para local seguro e cuidados garantidos. Após 3 meses de divulgação, denúncia, emails e assistência ainda não temos nenhum parecer do poder público municipal e nem conseguimos articular um outro lugar para estes cachorros viverem.

Pedimos ajuda à todes para conseguirmos lar, sob adoção responsável, para estes animais ou apoio para articular algum abrigo temporário até conseguirmos adoção. As doações em dinheiro realizadas nas outras divulgações serviram para compra de ração e estamos com saldo positivo em caixa. Desta forma, o apoio que faz a diferença neste momento é a adoção responsável com comprometimento de acompanhamento da Dhuzati e do Movimento Liberdade Animal para castração, vermifugação e cuidados veterinários, ou articulação de um abrigo temporário para que possam ser adotados futuramente, já com todos os cuidados já tomados. Neste momento lembramos aos ativistas veganos e ao público vegetariano que a ação/atitude que definitivamente salva vidas é o resgate, a adoção e o apoio aos grupos e pessoas que desenvolvem os trabalhos de cuidados com os animais não humanos, o boicote de produtos de origem animal, apesar de necessário e com importância inquestionável do ponto de vista ético, político e cultural, por si só, é insuficiente para construção da libertação animal e consequentemente, para acabar com o sofrimento causado a eles.

Nesta época de chuva os cães estão em situação ainda mais vulnerável, com o terreno alagado e com muitos ratos habitando o espaço, devido a estas circunstâncias pedimos ainda um apoio específico aos mandatos dos vereadores Ivan Moares, que se envolve com diversas causas sociais populares e ao Ricardo Cruz, idealizador do projeto de lei que criou o Dia do Socorro Animal, uma vez que os bichos abandonados e em situação de rua é de responsabilidade do Estado.