E que danado é Mangará?

O nome é de origem tupi-guarani e é um termo usado para referir-se ao coração. Convivendo, observando e coletando-o, várias comunidades indígenas perceberam que este maravilhoso pêndulo na verdade é a flor da banana e sua abertura implica no amadurecimento e momento ideal para a coleta da fruta. O mangará é frequentemente consumido como um vegetal em muitos países asiáticos e no Brasil usado por populações rurais, indígenas, quilombolas e interioranas como ingrediente principal para o preparo do lambedor. D. Eliana do Assentamento Chico Mendes em Igarassu, curou a gripe de todos seus 4 filhos com o xarope desta maravilha.

4621036967_093ff94058_bPara nós o valor nutricional do mangará é comprovado unicamente pela história do seu uso, afinal a certeza do conhecimento não produzido pela ciência vem da vivência dos povos que se enxergam parte do meio e não superior a ele. Podem acreditar, mas certamente nenhum alimento maléfico a saúde sobreviveria como costume e prática por muito tempo.

Mas este mangará é tão danado que até a ciência moderna vem certificar sua força, rico em nutrientes, o teor de umidade da flor é elevado, representando 91,93% da composição do alimento. Também é rico em carboidratos e proteínas, sendo estes correspondentes a 52% e 23% da sua composição respectivamente. O teor de fibras é de aproximadamente 7% e além disso, apresenta um baixo teor de lipídeos e baixo valor calórico.

Então temos um encontro marcado no próximo SABAMATA e você pode confirmar sua presença para experimentar nosso maravilhoso Strogonoff de Mangará. Para esta receita a gente vai tirar o amargo da flor com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, refogá-lo com cebola, tomate e gengibre, regar com um creme bem suculento de amendoim e adicionar aquele cheiro verde nordestino por cima para apurar o paladar.

sabamata