Indigenas peruanos ganham causa contra gigante petrolífera dos Estados Unidos

3296205062_5f87ba6d25_oDe 1971 a 2000 uma empresa americana produziu 9 bilhões de galões de água contaminada (mais de 30 milhões de m3!) com Cádmio, Chumbo e Arsênico, lançando isso tudo no rio Corrientes, região dos povos Achuar no Peru, matando muita gente que sempre bebeu essa água da maneira tranquila, inclusive crianças que começaram a vomitar sangue após o consumo e faleceram. Depois de 2000 seu contrato acabou e eles partiram. Atualmente uma petroleira argentina segue o baile iniciado pelos estadunidensses – pra vermos como nacionalismos pouco importam quando o assunto é capitalismo.

Por mais que agora parecem ter sido 1000julgados e condenados, é sempre impressionante ver a capacidade dos capitalistas corporativos de destruir terras alheias. Piora o cenário quando vemos “nossa” capacidade de acumular notícias e mais notícias como essas e seguir girando a chave do carro pra ir no supermercado comprar soja (é só ler os ingredientes), e ainda achar que a questão atual é situar-se entre uma defesa nacionalista da Petrobras ou a derrubada dos petistas.. um brinde ao Estupidoceno!

“Eu me pergunto, o que é a inteligência? Para mim é em tudo contrário a esta gente que governa e é governada, sabendo que todos os governos são criminosos e que não se pode governar sem crime.” Lucio Urtubia, pedreiro, falsificador e ativista libertário.

299616726_49e2b81d8e_oFonte: The Guardian
Por: B.N.H.