Talvez a comida esteja no rodapé da faixada da sua casa

Hoje em dia, pensar em comida nos liga automaticamente ao supermercado e esta é apenas uma daquelas estratégias de dominação e alienação que visa nos domesticar colocando-nos como reféns das vontades e interesses das grandes corporações.

A cada dia que se passa nosso desenvolvimento terceiro mundista, urbanóide e eurocentrista nos deixa cada dia mais des-envolvida com a terra, a natureza e com as surpresas e aventuras que esta relação pode nos proporcionar.

Mas aqui estamos tentando resgatar algumas experiências que nos instiga a novas possibilidades e a novas vivências.

522746322_f2752430bd_zRecentemente foi descoberta uma plantinha que sempre esteve muito presente em qualquer beirinha de terra aqui em nossos arredores, com seu cheiro incrível que ora lembrava pimenta de cheiro, ora maconha, mas ao mesmo tempo tinha algo tão ímpar e específico que não lembrava nenhuma destas duas mais famosas.

O encontro se deu procurando por alfavaca, que costumamos usar para fazer chá, temperar feijão, fazer refolgado de berinjela e usar como pasta combinando ela com talos de cenoura, amendoim e limão. De repente a gata preta aparece dentre os arbustos daquela plantinha e emite um miado não muito convencional, se abaixar para fazer um carinho fez perceber um cheiro bom, forte e desconhecido. Naquele momento foi dado o encontro, a surpresa revelou medo, ansiedade, curiosidade e cautela. Será que é tóxica? Quais serão suas propriedades? Foi percebido que várias formigas comiam suas folhas e isto foi bastante animador.

turnera_ulmifolia_elegans1sMas logo o mistério se acaba, Roberto, o vizinho que cresceu tirando coco da frente da casa que hoje estamos ocupando revelou, “esta é Damiana o chazinho dela é ótimo e tem ‘quisó’ por aqui.”

Pesquisas na internet, comprovaram, Damiana é arretada mesmo. Dá pra comer suas flores e suas folhas, temperar refogados, servir nas saladas, fazer chá, temperar massas, pães, molhos e o que der mais na telha. Porém seu sabor nos revela a péssima cultura alimentícia que estamos atreladas e a possível destruição que os realçadores de sabor causaram em nossas papilas gustativas. Mas também existe a certeza que este estranhamento é apenas uma questão de ajuste. Ao compreender melhor seu aroma, seu sabor e suas porções, combiná-las nas mais variadas possibilidades será uma experiência concreta.

Ah, esta é a época que ela está florescendo e dizem que seus frutos são bem similares ao figo, mais novidades virão por aí

Prazer Damiana, contamos contigo pra seguir adiante

Captura de tela inteira 05032015 233501.bmp