Dhuzati na MIMO: Mais um capítulo da violência higienista

Ontem, animadas em participar da MIMO’14, fomos supreendidas pelos agentes da Prefeitura de Olinda, que proibiu a disponibilização de nossos lanches vegetarianos, artesanais e orgânicos no evento. Estamos sendo vítimas da política de higienização da Prefeitura de Olinda, que apenas libera autorização para comerciantes comprometides em vender produtos da AMBEV, patrocinadora oficial do carnaval da cidade.

Como coletiva atuante no comercio itinerante, trazemos alimentos orgânicos, produzidos artesanalmente, limitando ao máximo produtos de origem industrial, e sem nenhum ingrediente de origem animal. Neste evento costuma-se circular um público vegetariano que não encontra opções de alimentação, e ficam reféns de alimentos carregados de produtos cancerígenos e extremamente maléficos a saúde.

A postura da Prefeitura de Olinda é restringir a liberdade e o poder auto organizativo de coletivos autônomos que não se submetem às imposições de grandes corporações como a AMBEV, e ocupam o espaço público propagando uma cultura alimentícia para além das normativas industriais. Estamos sendo proibidas de realizar nosso trabalho, pois para o governo municipal, os espaços públicos ainda estão sob uma administração medieval, e os senhores feudais donos destes latifúndios, se incomodam com o poder auto organizativo e livre de nossa iniciativa.

O comércio ambulante só existe porque há pessoas interessadas gerir seu próprio meio de vida, interessadas principalmente em não alienar sua força de trabalho para empresários, corporações e empresas exploradoras, sem ambição de acumular grandes receitas ou explorar a força de trabalho de pessoas. O impedimento à nossa atividade na MIMO mostra, em tempos de eleição, o poder que as grandes corporações e os grandes eventos tem contra as classes mais populares. E mais uma constatação: o espaço público não é livre para iniciativas que questionam à política autoritária do Estado e os  gananciosos planos das grandes corporações.

Estamos em contato com a organização da MIMO e dispostas a resistir à mais uma violência. Pedimos o apoio e solidariedade de todos vegetarianos e demais pessoas que conhecem nosso trabalho e acreditam na possibilidade de uma cultura alimentar mais justa, saudável e autônoma.

PELA LIBERDADE DE ORGANIZAÇÃO E OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO

Dhuzati Coletiva Vegetariana Artesanal