Mutirão e Oficina de Bioconstrução

uhallaNos próximos dias 19 e 20 de Julho facilitaremos no Assentamento Araújo, em São Lourenço da Mata um mutirão e oficina de bioconstrução, prevendo, neste momento inicial, a construção de uma casa de taipa.

O Assentamento Araújo é recente, há pouco iniciou-se a plantação de milho e feijão e os principais esforços estão sendo na construção de casas. Nesta atividade planejamos para além dos esforços coletivos na construção da casa e roda de diálogo sobre técnicas de bioconstrução, a degustação de alimentos veganos e banhos de açude pela matina.

A taipa é apenas umas de várias possibilidades de bioconstrução. Este material, além de incombustível é isolante térmico por natureza. A taipa foi empregada na arquitetura de fortificações por diversos povos desde a antiguidade, destacando-se a China, que a utilizou em extensos trechos da Muralha da China, e a cultura islâmica e várias etnias africanas.

Pedimos às pessoas interessadas na atividade, o envio de email para dhuzati@libertar.se, afim de receber as informações sobre o itinerário do local, programação e demais ajustes organizativos. Como falamos acima o Assentamento Araújo é bem recente e por isso se faz necessário ter algumas precauções de segurança.

Temos urgência por transporte

Você poderá levar os seguintes alimentos:
Trigo
Feijão
Arroz
Macarrão
Fuba
Farinha de Mandioca
Lentilha
Grão de Bico
Ervilha

Para acomodar-se
Barraca de camping
Cobertas
Roupas para trabalhar com o barro
lanterna