UFRPE sedia Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária em Pernambuco

jornada universitariaA partir desta quarta, 23, terá inicio na UFRPE a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. O evento é um novo marco nas mobilizações contra os latifúndios e em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 21 trabalhadores rurais sem terra foram assassinados no dia 17 de abril de 1996, no Pará.

Dados do último Censo Agropecuário de 2006 demonstram que grande parte da área total ocupada pelos estabelecimentos agropecuários, se concentra nas mãos do agronegócio (75,7%) e apenas 23,4% está ocupada com a agricultura familiar.

Durante todo mês de abril, cerca de 50 universidades do país sediaram o evento que contou com atividades acadêmicas, políticas e culturais em apoio à luta dos movimentos sociais do campo. Para os setores do MST, a Jornada tem como objetivo ocupar o espaço acadêmico e fazer com que os muros da universidade se voltem mais para as demandas socialmente referenciadas, necessárias para a população, para o crescimento do país, que legitimem o sentimento de justiça, de encaminhamentos mais voltados à população, não só para os setores dominantes”.

Na UFRPE o evento inicia marcando presença na Feira Agroecológica Chico Mendes, em apoio à resistência dos agricultores vítimas das perseguições e ameaças higienistas da Prefeitura do Recife.

Confira abaixo a programação completa da Jornada:

QUARTA 23/04

8HRS

Celebrando a vida na feira agroecológica Chico Mendes

Praça Faria Neves no bairro de Dois Irmãos

TODO O DIA

Exposição Fotográfica – Luta pela terra em Pernambuco

ADUFERPE

QUINTA 24/04

8 ÀS 11:30H

Reforma Agrária em Pernambuco

Jaime Amorim – MST

Placido Júnior – CPT

Valquíria Severina dos Santos – MMTR/NE

Sala de Seminário CEGOE/UFRPE

14 ÀS 16H

Educação na Reforma Agrária

Rubneuza Leandro – Setor de Educação do MST

Sala de Seminário CEGOE/UFRPE

18:30 ÀS 21H

Juventude Rural na Reforma Agrária

Paulo Mansan – PJR

Adriana Nascimento – FETAPE

Sala de Seminário CEGOE/UFRPE

TODO O DIA

Exposição Fotográfica – Luta pela terra em Pernambuco

Sala de Seminário CEGOE/UFRPE

 A organização da Jornada na UFRPE conta com o apoio do NAC – Núcleo de Agroecologia e Campesinato, Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas e com o Departamento de Educação