Prefeitura de Recife autua e proíbe a realização da Feira Agroecológica Chico Mendes, no bairro de Dois Irmãos

Na última quarta, 02/04, a Feira Agroecológica Chico Mendes, realizada na Praça Faria Neves, no bairro de Dois Irmãos, acontecia normalmente até os feirantes serem surpreendidos pelo autoritarismo de uma equipe da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, da Prefeitura de Recife.feirachicomendesA feira foi autuada por não ter a licença da prefeitura e a agente responsável intimou os organizadores a comparecer em uma unidade da secretaria, no Bairro de Casa Amarela. Segundo consta na intimação, a feira não poderá ser reaberta até a solução das pendências. A agente adiantou que pelo fato de a praça ser tombada, a feira não poderá continuar acontecendo na Praça Faria Neves.

A Dhuzati Coletiva Vegetariana Artesanal se posiciona veementemente contrária a esta atitude arbitrária da prefeitura que em tempos de copa, objetiva manter o controle e a higienização de todos os espaços públicos proibindo pessoas e coletivos de circularem e realizarem atividades livremente sem a autorização de qualquer órgão público.

Uma democracia que prevê uma autorização para ocupar espaços públicos não está a serviço da liberdade e do bem comum, mas sim sob a necessidade de monitorar, controlar e restringir as ações políticas de organizações autônomas.

Espaços públicos devem ser utilizados e apropriados por pessoas e coletivos independentemente de uma autorização. Se temos que pedir autorização é porque uma negação está prevista. Está premissa só faz sentido em cidades que privatizam espaços de sociabilidade e lazer para empresas privadas, transformando-os em grandes vitrines publicitárias, ou para encher os cofres da mercenária prefeitura cobrando taxas exorbitantes, a exemplo a Feira do Bom Jesus.

A Feira Agroecológica Chico Mendes já fora realizada em outros momentos sem ter que se incomodar com o autoritarismo higienista da prefeitura, devido a esta experiência ressaltamos o repúdio a essa ação coronelista e nos posicionamos em resistência e solidariedade as famílias agricultoras do Assentamento Chico Mendes III.

One Reply to “Prefeitura de Recife autua e proíbe a realização da Feira Agroecológica Chico Mendes, no bairro de Dois Irmãos”

  1. Muito bem. Essa estória de que o espaço público precisa ser “devidamente autorizado” pra ser UTILIZADO PELO POVO (!) é remendo de ditadura, canalhice da pior qualidade que é de quem deveria, pelo posto que ocupa, ter a função de INCENTIVAR UMA ATITUDE DEMOCRATICA, ainda mais se tratando de uma feira agroecologica, que tanto beneficía a comunidade. Vergonha dessa nojeira, política e hipócrita que chamam de governo.