Torta de Acarajé chega no interior de São Paulo aliando conhecimento alimentar afro sem ingredientes de origem animal com luta pela terra e contra os agrotóxicos

Uma de nossas criações mais exitosas, a Torta de Acarajé, nasceu com o objetivo de resgatar práticas culinárias ancestrais sem ingredientes de origem animal e visibilizar uma noção de respeito aos animais não humanos dentro da cultura afrobrasileira. Por ser resultado de uma técnica que permite preparações muito versáteis, descobrimos que as leguminosas já foram a principal fonte de proteína das pessoas menos privilegiadas, além da hidratação delas serem datadas do Antigo Egito inspirando receitas específicas em vários países da África e da Ásia.

É com muito orgulho que a gente compartilha este relato na certeza que este conhecimento continua sendo passado através de alianças políticas e fazendo diferença na vida de mulheres e dissidentes sexuais, contribuindo para a preservação de uma prática de comércio autônomo e ambulante de alimentos realizada desde a costa ocidental da África, como forma de autonomia e empoderamento.

Em São Carlos, foi vendida de forma ambulante nas ruas e em eventos, adentrando na Feira de Orgânicos de São Carlos, uma iniciativa autogestionada em pé de fortalecimento próprio, que luta pelo espaço e emancipação dos agricultores orgânicos da cidade na guerra contra os agrotóxicos e pela sobrevivência da agroecologia familiar, muito presente em toda a região. Do Assentamento Santa Helena, da Ecovila Tibá, da família de Adriana e Seu Luíz, do CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) até a loja de alimentos orgânicos DaTerra, a feira, acontece todos os sábados, das 7:30 até as 13:30, com Roda de Capoeira Angola Mãe e uma atração cultural semanal diversa, paga com arrecadação de cada empreendimento ao fim do dia. Ainda conta com cerca de 10 barracas de agricultores com verduras e legumes, 3 de artesanatos e 5 empreendimentos da praça de alimentação, com caldo de cana, pães, sucos, salgados, pastéis orgânicos (até a massa). A Torta de Acarajé têm integrado a praça de alimentação, com o feijão de corda hidratado para a massa e recheios orgânicos provindo das trocas com os agricultores.

Neste mês de Setembro, com o apoio de cerca de 32 empreendimentos autônomos da cidade, mais o patrocínio da Prefeitura, acontecerá a semana da Agricultura Orgânica de São Carlos, organizada por muitos integrantes da Feira. Uma semana inteira de programação voltada para a “Luta pela permanência na Terra”, com debates trazendo ao cerne as resistências da produção orgânica local, suas dificuldades, organizações e importância dessa permanência contra a expansão industrial dos agrotóxicos imposta pela sociedade e pelo Estado, oficinas, exposições fotográficas, atrações culturais e shows com samba de côco Chinela Baixa e o grupo de rap Militantes da Terra: Veneno H2. Será a inauguração oficial desta Feira, que terá sua divulgação e expansão para toda a cidade.