I Seminário Internacional de Estudos Anarquistas – João Pessoa/PB

Dos dias 25 a 27 de Março, no campus da UFPB em João Pessoa aconteceu o I Seminário Internacional de Estudos Anarquistas. O evento contou com grandes pensadores do anarquismo na atualidade, como Jesus Sepúlvida, Rodrigo Gagliano, Daniel Colson, John Zerzan, Adelaide Gonçalvez, Nildo Avelino e Lorely Garcia e caracterizou-se por trazer uma visão plural do anarquismo, com atividades que abordaram desde as premissas clássicas da ideologia até os seus questionamentos mais contemporâneos.

A Dhuzati junto com a Editora Deriva participou do evento com sua banquinha de livros, oferecendo aos participantes salgados veganos e orgânicos e contribuindo nas discussões sobre alimentação e sexualidade.

Destacamos como pontos fortes do evento o trabalho Políticas Monstruosas que traz uma discussão sobre os regimes de representação definidores daquilo que percebemos como luta anticapitalista, procurando questionar os limites do representável a partir da noção de monstro como categoria situada no limite das hegemonias.

A mesa “Anarquismo e Práticas Sociais de Sexualidade e Comestibilidade” que focou nos atuais preceitos sobre sexualidade influenciados pela teoria queer, questionando a ideia de amor romântico, dependente e escrava das instituições sociais, em paralelo com a cultura de alimentação industrial, subjugadora de animais não humanos.

E a conferência “Mundos Transversais: a Peculiaridade é Possível”, que trouxe reflexões sobre os rumos da civilização industrial propondo como alternativa ideias que fundamentam o anarquismo verde.

O evento foi encerrado com a leitura dramática “Colônia Cecília” de Renata Pallottini que fala sobre a comuna, fundada em 1890 no município de Palmeira, no estado do Paraná, por um grupo de libertários mobilizados pelo jornalista e agrônomo italiano Giovanni Rossi (1859-1943). A fundação da Colônia Cecília foi a primeira tentativa efetiva de implantação do ideário anarquista no Brasil.

semufpba