Movimento Liberdade Animal convoca para Força Tarefa antiespecista

O Movimento Lliberdade Animal faz um chamado para uma força tarefa em prol do resgate, apoio e adoção de cerca de 20 cães vivendo em situação de extrema vulnerabilidade sanitária numa casa abandonada localizada na Rua Velha, bairro da Boa Vista, região central de Recife.

Atualmente os animais estão sob os cuidados básicos de José Lucas, porém a rua em que fica a casa, está passando por pavimentação e o imóvel está em ruínas, sem telhado, o que deixa o ambiente extremamente quente sem proteção de sol ou chuva, o local está cheio de escombros, metralha e fezes, além de haver cães doentes e com feridas. O apelo que fazemos cabe sensibilizar toda a sociedade, tendo em vista que é um dever de todos reconhecer nosso privilegio enquanto espécie supremacista, e em especial neste caso, garantir condições minimamente dignas de vida para estes cães! A Dhuzati acredita que ações de resgate e adoção de animais em situação de rua serve como um apelo de sensibilização antiespecista e de denúncia contra práticas de abandono e violação das vidas dos bichos domesticados dentro das cidades. Mortes e acidentes por atropelamento, envenenamento, espancamento e enfermidades são comumente consequências secundárias do abandono. Tampouco existe local seguro para esta prática, sobretudo quando expostos a convivência forçada com outros animais, criando situação de stress e conflito principalmente por território e alimentação. O abandono é um tipo de violência que põe em risco não só as vidas das vítimas não humanas, como também tem ligação direta na propagação de zoonoses, sendo um ato contra a saúde pública.

Gostaríamos ainda de dialogar com a população sexodissidente ou LGBT uma vez que entendemos que esta comunidade convive estruturalmente com casos de abandono e exposição a doenças como consequências da rejeição, na tentativa de ilustrar como o especismo se cruza com o cisheterossexismo ou lgbtfobia. A renegação e a abdicação de contato com pessoas por conta de suas sexualidades e gêneros perpassa a desumanização ou animalização destas pessoas para justificar todas as violências que são lhe são proferidas.

Desta forma gostaríamos de pedir a todas as pessoas que considerem a adoção temporária ou definitiva destes bichos que estão em algo grau de vulnerabilidade e em risco grave. A Dhuzati e o Movimento Liberdade Animal se comprometem no apoio e acompanhamento das adoções, garantindo cuidados básicos para os enfermos e cuidados posteriores como castração, vermifugação e vacinação. Entendemos que a libertação animal depende sobretudo das práticas de cuidado e combate as opressões que materializamos e construímos hoje e não apenas no boicote de ingredientes. O consumo a nível individual e comunitário só não te faz cúmplice das violências que acontecem contra os não humanos, ele nunca impede o confinamento e o assassinato.

Doações financeiras para os cuidados básicos podem ser realizados para as seguintes contas:

Caixa Econômica
Agência: 1030
Operação: 023
Conta poupança: 00002421-5
Titular: F. R. A. da Silva.

Banco do Brasil
Agência: 2365-5
Conta corrente: 72308-8
Titular: F. R. A. da Silva

Nubank
Agência: 0001
Conta: 34505594-5
Titular: A. B. de Souza